Estou aqui pensando por onde começo rsrs mas vamos lá…
No domingo dia 06/03/ 2022 tinha trabalhando a manhã até umas 14h na minha estética, aquele seria meu último dia de trabalho, pois ficaria uma semana de repouso, tranquila esperando o Valentim que estava previsto para dia 17/03. Depois que finalizei o trabalho, comemos, assistimos filme até irmos para a cama .
Por volta das 23:45h 00:00h já do dia 07/03 levantei para ir ao banheiro voltei e saiu um pouco d’água de mim , no momento até pensei “Será que fiz um pouco de xixi na cama”? . Vinícius falou pra mim : Lu será que é a bolsa ?
Eu disse que achava que não era, falei vou cheirar hahaha . No momento que levantei minha bolsa rompeu de verdade, começou a sair água e fui caminhando em direção ao banheiro e a água continuava a cair e fazia um caminho por onde passava . Vinícius e eu olhamos uma para o outro rindo e assustados ao mesmo tempo e dizíamos “chegou a horaaa” hahaha.
Eu liguei para a Thainy( Doula) contando, ela me disse : que lindooo , é isso mesmo!! Fica tranquila, entra na banheira, descanse pois daqui a pouco vc precisa de forças .(Nós fizemos um intensivão da reta final com a Thainy, sobre antes, durante, pós-parto e amamentação do qual foii muuito válido ).
Pois foi assim que fiz , tomei um banho de banheira , hidratei e escovei meus cabelos, fiz minhas unhas, pois ainda não tinha feito. Fomos dormir minhas contrações eram bem leves, pela manhã a Thayne me ligou para saber como estava a situação, estava tudo ok .
A meu pedido, Thainy ligou pra minha médica e esta aconselhou ir ao hospital fazer uma avaliação, pois já fazia 8h de bolsa rota. Fomos e fizemos um controle, estava com 1 cm de dilatação, colo do útero grosso e o Valentim ainda alto. Voltamos pra casa e retornaria ao hospital as 16h para ficar já internada , pois assim fizemos. A Thainy já estava no hospital pois havia outra gestante que ela também acompanhava.
Minha condições ainda estavam na mesma. Então foi entrado com antibiótico por causa do tempo da bolsa estourada, começaram a indução para o colo do útero afinar, o efeito seria de 2h a 12h. Eu e o bebê estávamos bem, aproveitei bastante daqueles momentos, comemos , dancei, entrei na banheira, assisti filme , dormi, Vinícius todo tempo ao meu lado ,curtindo, filmando tudo para o Valentim ver daqui uns anos hahaha. Aquele momento era de festa de alegria, assim como a Thainy sempre nos dizia , e de fato era !!
Passamos a noite lá, na manhã seguinte continuou a indução mas agora pela veia, eu continuava bem, dancei, fiz exercícios, caminhei. Depois de um tempo as contrações aumentaram e assim foi indo cada vez mais forte , eu não estava tendo dilatação significativa pelo tempo de rompimento da bolsa.
No meu plano de parto e assim como havia falado para meu marido, minha doula e minha médica, que eu gostaria que fosse o mais fisiológico possível, mas se eu achasse que estava muito dolorido não hesitaria em pedir a epidural ( eu li e sabia de todas as consequências e sempre fui racional em minhas decisões).
Na manhã daquela terça-feira quando as dores começaram a ficar intensa até as 17h estava firme, foi quando pedi a epidural. Aguentei por mais uma hora quando fizemos novamente o toque e eu continuava com os mesmos 3 cm de dilatação, pois não houve evolução, então tive a certeza em tomar !! As 18h eu tomei e não senti mais dor, porém fiquei deitadinha. Por volta das 21h a enfermeira entrou na sala e me falou sobre uma possível cesariana, eu teria mais duas horas para mudar aquele quadro, e que seria sim possível, ela voltar e a dilatação estar avançada! A minha única preocupação era o Valentim estar bem e ele estava !
O meu desejo era ter um parto normal e o mais natural possível, mas sempre tive na minha cabeça, assim como já havia conversado com meu esposo, minha médica e a doula que, se fosse necessário uma cesárea eu não me sentiria menos mulher ou sofreria por aquilo. Pois eu havia tentado tudo o que seria natural e o mais importante era que nós estivéssemos bem e saudáveis!!
Bem ,meu quadro não mudou eu tive mais uma hora para tentar então por volta da 00:15h a médica entrou no quarto e me disse que não poderíamos mais esperar. Em seguida fomos para a sala de cirurgia, confesso que naquele momento sendo levada pelos corredores tive medo , medo do desconhecido. Fui preparada para a cirurgia! Vinícius ao meu lado e a Thainy na porta onde eu a via e a escutava e vice-versa .
Minha playlist escolhida para o parto tocava ao fundo, quando as 01:05h do dia 09/03/2022 com 3085 kg e 49cm ao som de “Fico assim sem você” nascia nosso amado Valentim, ouvi um chorinho e ele parou, o levaram para aspirar mas então ele chorou forte e não foi necessário. Assim o trouxeram até mim aquele serzinho mais maravilhoso, ele nasceu vermelhinho, pude sentir pela primeira vez sua pela na minha e olhar fundo nos seus olhinhos inchados mais lindos deste mundo !!! Que experiência única ( ao escrever e lembrar desta sensação corre lágrimas de alegria no meu rosto). Vinícius ficou todo o tempo com ele enquanto eles finalizavam o procedimento em mim .
Algumas semanas antes tive uma gripe forte e na cirurgia meu nariz entupiu completamente e respirava apenas pela boca. Tive uma sensação horrível e por causa da anestesia não conseguia mexer meus braços e nem minha voz saía de verdade. Chamei a Thainy e ela ficou ao meu lado cuidando de mim e me acalmando !
Depois de lá esperamos em uma quarto ao lado, em observação e foi a primeira vez que amamentei o Valentim, parecia que aquilo era um sonho, eu senti ele pegar forte meu seio, e mamou bem certinho ! Depois seguimos para nosso quarto na maternidade.
Eu estava muito cansada e dormi. Vinícius ficou com ele pele a pele e eles estavam ao meu lado ! Era muita emoção!
Quando acordei tinha passado o efeito da anestesia (graças a Deus) e aí sim, estava outra pessoa e puder ver melhor o nosso Valentim e senti-lo melhor, ele era ainda mais lindo e precioso, simplesmente apaixonante vê-lo!! Que momento inesquecível!!
Passamos a semana toda no hospital saímos no sábado! Curtimos cada momento que estivemos lá, fomos muito bem atendidos e assistidos por toda equipe do hospital. Tudo o que eles iriam fazer nos comunicavam e pediam nossa autorização e permissão, a cada toque em nós era dito : Posso? Você me permite ? Com licença!
Eu posso dizer que os momentos de dores nem são lembrados diante de tantas bençãos e alegrias cheias de novidades vividas neste momento!
Foi tudo maravilhoso tive um parto ( mesmo sendo cesárea) como imaginei, fiz tudo o que gostaria de ter feito !
No último dia antes de partir uma enfermeira que se ocupou muito de nós naqueles dias veio e nos disse que ,o Valentim era uma criança abençoada por ter pais como nós, ela podia sentir o brilho e o amor ao qual aquele quarto estava envolvido e que por situações como aquela que fazia valer a pena a sua profissão!
Não estou dizendo que é tudo mágico, pois não é. É uma situação nova, desconhecida por mais preparados que estivéssemos, nunca vivemos aquilo então as incertezas, ansiedades e medo nos rodeavam . Mas tudo, tudo vale a pena quando nos tornamos mãe e enfrentaríamos tudo de novo !
Hoje no amorzinho Valentim está com 3 meses é uma constante evolução, passa rápido e nós fazemos questão de curtir cada segundo ao lado dele !
Um forte abraço à todas mulheres mães guerreiras !!
Luciana Ribeiro Claudino