A primeira vez que ouvi falar sobre a higiene natural infantil pensei « putsss que mãe mais louca e desocupada, imagina só ficar o dia todo olhando pra cara do meu filho pra saber se ele precisa fazer xixi ou cocô ».
Mal imaginava eu que também seria uma dessas ‘loucas’.
Mesmo achando essa historia uma loucura, devorei o artigo da BBC (http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/07/150716_depoimento_bebe_privada_rb), logo procurei o blog dessa mãe (Manuela Tasca) e ainda não satisfeita dei uma pesquisada no YouTube. Bem, definitivamente essas mães são bem loucas. Parei minha pesquisa por ai e segui meus próximos 8 meses de gravidez sem nem lembrar dessa história.
Então, num belo dia, durante minha licença maternidade, estou eu trocando meu bebezinho de 3 meses e pedindo pra ele por favor não fazer xixi em mim.
Parecia mágica, era só tirar a fralda dele pra colocar uma nova e ele fazia xixi. Do nada comecei a me lembrar vagamente da mãe que colocava o bebê na privada. Logo me vi pesquisando tudo sobre essa tal de higiene natural infantil (HNI), vendo vários vídeos no YouTube durante a soneca do meu filho. Então li em algum desses artigos que a grande maioria dos bebês fazem xixi logo ao acordar.
Decidi tentar.
Bebê acordou, tirei a fraldinha e levei-o ao banheiro, como não tinha nenhuma ideia do que estava fazendo, nem se ia dar certo, resolvi tentar no chuveiro. Coloquei-o de cócoras com as costinhas contra minha barriga e fiz xiiii no ouvido dele. Parecia mágica : meu bebê de 3 meses e meio fazendo xixi no chuveiro. Fiquei mega empolgada, dei um beijão no filhote e parabenizei. Continuei pesquisando e decidi tentar a cada troca de fralda e sempre que ele acordava das sonecas.
No começo meu marido me olhava e dizia que eu era bem doida e tinha muita paciência. Com o passar dos dias ele viu que estava funcionando e começou a tentar também. Porém ele parecia ter menos ‘sucesso’ que eu. Lyam fazia vaaaarios cocôs por dia, mas sempre que eu via que ele estava começando a fazer força eu dizia pra ele: “filho mamãe vai tirar sua fraldinha pra te ajudar, OK?! e levava ele ao banheiro.”
Depois de mais ou menos um mês meu bebe já estava bem habituado a situação e começou a ter “horários” fixos pra fazer cocô. Era como um reloginho: todo dia as 6h da manha ele acordava bem agitado esticando as perninhas. Então eu o levava ao banheiro, ele fazia xixi e cocô, e logo voltava a dormir. Passamos então de vários cocozinhos na fralda a um cocô no penico/vaso por dia. Reparei q ele ficava todo felizinho quando terminava, e, isso me motivou a continuar a praticar e pesquisar mais sobre o assunto.
Em setembro/2016, meu filho tinha 4 meses e meio, percebi que não tinha muita informação em português (além da pagina da Fernanda Paz – Bebê sem fralda – Brasil Higiene Natural) sobre o assunto e me juntei a uma outra mãe que pratica HN com seu bebê. Ela criou então o grupo no FB e eu me ofereci para ajudar na administração. Nesse grupo (Elimination Communication (ou Higiene Natural)) trocamos experiências, contamos o que está dando certo e o que não, tiramos duvidas e apoiamos umas as outras.
Com 5 meses meu bebe começou a não querer ficar na privada como fazíamos até então. Ele estava ficando cada vez mais ativo e decidi comprar um penico para ver se ele gostava. Foi um sucesso, sentava ele e dava um brinquedinho.
Infelizmente desde setembro não pude mais praticar HNI em tempo integral com meu filho, pois voltei a trabalhar e ele foi para a creche.
HNI e a creche
Meu filho começou na creche com 4 meses e meio (em Setembro de 2016). Já praticávamos HNI em casa há 1 mês e estava tudo correndo muito bem. Mas na creche ele usava fraldinhas de pano. Claro que desde o primeiro dia, já fui explicando que em casa ele fazia xixi e cocô no penico e tal e como já era de se esperar elas me olharam tipo: “está bem… vou muito acreditar nisso…”» Mas eu não desistia, sempre que possível tocava no assunto.
Quando meu filho voltou pra creche em Março 2017 (10meses), logo depois de 1 mês de férias no Brasil, decidi pedir as educadoras da creche que começassem a praticar HNI com ele também. Expliquei que pra começar já seria muito bom se elas oferecessem o penico sempre que ele acordasse das sonecas. Pra minha grande surpresa elas disseram que ”tudo bem, não tem nenhum problema”. Fiquei muito feliz, mas tentei não criar muita expectativa. No mesmo dia quando cheguei para busca-lo: “nossa você não vai acreditar, ele fez 2 vezes xixi no penico”, disse a educadora com um belo sorriso. No dia seguinte ele já fez um cocozinho e mais alguns xixizinhos e assim vamos indo devagar, no tempo dele. Sempre que elas notam algum sinal elas colocam ele no penico e na maioria das vezes funciona. Claro que ele ainda continua usando fraldinhas de pano, mas já é ótimo quase nunca ter fraldinha suja de cocô.
Minha experiencia com o Lyam, escrito em 2017.